Português Italian English Spanish

Cris Barreto - Treinamento de cães

 crisbarretoadestradora@gmail.com  /crisbarretoadestradora    @crisbarretoadestradora;    (11) 97654-1880
Menu

Xixi e cocô em lugar certo


Dicas Xixi e Cocô no lugar certo – Hábito Sanitário.
Ter um cão em casa é uma alegria, mas não podemos esquecer que também teremos deveres e responsabilidades.
Vamos ensinar seu cão a fazer o xixi e cocô no lugar correto.

Preparativos
Vamos receber o novo membro da família, sendo assim precisamos organizar o espaço que o cão ficará. Este espaço precisa ser seguro sem fios ou objetos que o
cão possa comer, destruir e passar mal. Separe um pote de água, pote de comida, caminha, brinquedos, ração e claro banheiro.
A disposição dos objetos do cão no espaço são fundamentais para o sucesso do treino, ou seja, uma ponta do espaço ficam os potes de comida , água, cama e brinquedos e do lado oposto o banheiro do cão. Opte por um lugar calmo.

Opções de Banheiros
Temos muitas opções como: o jornal, o tapete higiênico, as grelhas plásticas específicas, grama e o próprio piso do local. O ideal é você já iniciar com o banheiro da sua preferência.

Chegada
O aprendizado já inicia nos primeiros momentos que vocês chegam em casa.
A primeira ação a ser feita é colocar o cão no banheiro dele e restringir o espaço para que ele não escape. Não fale nada ofereça água e permaneça no local e aguarde até o cão fazer o xixi ou cocô, assim que ele terminar faça muita festa, carinho e recompensa que pode ser a ração ou um pedaço de bifinho ou biscoito (petisco para cães). No segundo dia você inicia associando o nome ao processo, ou seja, quando o cão estiver fazendo o xixi você fala baixinho “xixi“ e quando for cocô “cocô” em tom amistoso. Assim que terminar comemore com o seu cão, muita festa e recompensa. Lembre-se a precisão é fundamental para o sucesso do treino.

Aprendizado
Existem determinados momentos que o seu cão estará mais propício a fazer suas necessidades e sabendo disto vamos usar esta informação a nosso favor.
Quando os cães acordam (inclusive os cochilos), comem, bebem, realizam atividades físicas, como brincar e sessão de treinamento do adestramento, ele estará estimulado a fazer o xixi ou o cocô. Sabendo disto devemos levá-lo até o banheiro e lembrá-lo falando “xixi “. Acertando ele ganha a recompensa. Caso contrário, não o deixe solto pela casa sem supervisão ou fica de olho nele ou fica restrito ao seu espaço.

Ensinando o caminho
O seu cão enquanto está aprendendo deve frequentar os outros ambientes da casa, mas só com supervisão. Prefira levá-lo logo em seguida a ter se aliviado. A tendência é que não erre.
Conforme ele ficar um tempo brincando neste novo cômodo pegue algo que ele queira como um bifinho ou brinquedo e faça com que ele te acompanhe até o espaço dele, ofereça água e o conduza até o banheiro e fale a palavra mágica “xixi” e aguarde com calma e sem pressão se ele fizer faça festa e o recompense. Se não fizer aguarde mais um pouco ou deixe-o no local.

Não existe milagre, para o seu cão aprender onde é seu banheiro vai exigir
técnica + dedicação = sucesso.

Bom treino!
Um grande abraço
Cris Barreto
www.adestre.com.br